Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

8/03/2012

08 de Março: Dia de luta pela efetivação dos direitos da Mulher

publicado por

 

Mais que um dia de comemoração, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher é uma dia de luta. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o dia 08 de Março, foi instituído como “Dia Internacional da Mulher” em homenagem a um grupo de 130 operárias que morreram carbonizadas no ano de 1857 numa fábrica de tecidos em Nova Iorque (EUA), após deflagrarem greve pela melhoria das condições de trabalho.

Ao invés de comemoração, na maioria dos países, a data é marcada por manifestos, conferências, debates e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade, bem como, propor políticas públicas no esforço de diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.

No Brasil, dois fatos se destacam em meio às conquistas da luta das mulheres: o dia 24 de fevereiro de 1932 quando foi conquistado o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo; o dia 07 de agosto de 2006 quando foi promulgada a Lei 11.340, lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

Enquanto o homem e a mulher não se reconhecerem como semelhantes, enquanto não se respeitarem como pessoas em que, do ponto de vista social, política e econômico, não há a menor diferença, os seres humanos estarão condenados a não verem o que têm de melhor: a sua liberdade.”

Simone de Beauvoir