Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

28/11/2011

“A gente dá valor àquilo que a gente produz”

publicado por

Grupo de Mulheres de Santa Filomena um exemplo de organização e cooperativismo

Horta

Implantado há pouco mais de seis meses, o quintal produtivo do Grupo de Mulheres do Riacho dos Negros, município de Santa Filomena (PE), já está fazendo toda a diferença na rotina das 11 mulheres que cultivam hortaliças no pequeno pedaço de terra. A idéia de implantar a horta surgiu em meados de 2010, mas só se consolidou neste ano, com a implantação da cisterna calçadão financiada pelo Instituto HSBC Solidariedade.

Com a chegada da tecnologia, elas fizeram os primeiros canteiros de tomate, alface, coentro, macaxeira, cebolinha e pimentão que já estão sendo consumidos e comercializados na feira do município. Para dar conta da produção, toda semana elas realizam um dia de campo onde trabalham em mutirão, fazendo limpeza de terreno e plantio de canteiros. Nos outros dias se dividem em duplas para aguar as culturas.

“A qualidade da alimentação da família mudou muito porque se a gente precisava de coentro, de tomate tudo a gente tinha que comprar. Agora a gente já produz para nossa alimentação. Vimos também, o quanto é importante a gente está trabalhando a agroecologia e assim fortalecendo cada vez mais a agricultura familiar. A gente dá valor àquilo que a gente produz”, destaca Maria de Lourdes Conceição, que faz parte do grupo.