Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

24/09/2012

Ações de enfrentamento à estiagem foram pautas no Encontro territorial da ASA em Dormentes

publicado por

Delegados e delegadas que irão participar do Encontro Estadual da ASA-PE

 

Avaliar, planejar, trocar ideias e reconduzir as ações da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) no estado de Pernambuco. Foi nesse sentido que agricultores/as e técnicos/as das regiões do Médio São Francisco e Araripe se reuniram neste sábado (22) no Encontro Territorial da ASA-PE, no Centro Casa da Roça, município de Dormentes (PE).

Com a presença do Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, da Coordenadora da ASA-PE, Neilda Pereira, do Coordenador geral do Caatinga e Ponto focal de Desertificação da ASA, Paulo Pedro de Carvalho, o Encontro trouxe discussões importantes acerca das cisternas de plástico, Garantia safra, programa do Milho e outras ações emergenciais de enfrentamento à estiagem.

Na ocasião, os/as agricultores/as puderam tirar dúvidas e cobrar do Governo ações concretas para a melhoria de vida no campo, principalmente neste momento delicado de seca. Os agricultores/as destacaram denuncias sobre a compra do Milho da Conab, a distribuição de água pelos carros-pipa e ratificaram a necessidade de implantação de tecnologias para captação e armazenamento de água.

Respondendo aos questionamentos o Secretário firmou o compromisso de buscar soluções para as tantas demandas. “Mais importante do que fazer, é cumprir a palavra. Não adianta eu dizer que vou resolver o problema do milho e amanhã vai chegar, porque não vai. Eu vou assumir um compromisso com vocês: o de levar todas as informações de olhar pra todas e discutir, o que tiver do ProRural agente vai discutir com o ProRural, o que tiver do milho a gente vai discutir, o IPA do mesmo jeito. E fazer isso, numa perspectiva de buscar solução. Porque o governador diz não curta problemas”, afirmou.

Ao final do evento foram eleitos os delegados e delegadas que participarão do Encontro Estadual da ASA-PE que será realizado nos dias 09, 10 e 11 de Outubro  no município de Araripina. Deste modo, foram escolhidos 14 representações, sendo seis técnicos/as e oito agricultores/as. A iniciativa das ONGs Chapada, Caatinga e Neps foi realizada conjuntamente com o II Seminário Regional dos agricultores e agricultoras e, portanto, promoveu além dos debates e palestras, intercâmbio de experiências entre os/as agricultores/as.