institucional Programas
impacto de ação institucional informativos
galeria
público Inicial
Devolução do Monitoramento Participativo em Santa Cruz

No dia 13 de Março foi realizada a devolução do monitoramento participativo no sitio Caboclo em Santa Cruz onde foi apresentado o resultado do monitoramento participativo realizado nesta comunidade e mais três, Poço da Pedra também em Santa Cruz, Queimadas e Serra do Brejo em Bodocó.
 
Nesta comunidade não foi só uma reunião para apresentação, foi uma festa, começou com as boas vindas feita por Adauto da Comissão Municipal e presidente da associação daquela comunidade.
Logo após, foi feito uma mística, a parábola do semeador, tudo isso no terreiro da casa, e aí a chuva começou, então as famílias disseram que foram mais uma vez abençoadas, e isso não foi tudo.A comissão municipal apresentou uma peça: um programa de rádio, e o nome foi: Programa Convivência com o Semi-Árido e a rádio Semi-árido FM, foi muito divertido, pois a platéia participava com entrevistas e estavam todas atentas. Foi feita a apresentação dos dados coletados e logo após ás famílias fizeram seus comentários.
 
“O monitoramento foi uma lição para nós, aprendemos a tratar a água melhor" Alexandre- 54 anos
 
“Nós homens ficamos mais ausentes do que as mulheres em casa, por isso mostram que as mulheres é quem mais tira a água da cisterna, as mulheres também tem mais higiene que os homens, sem querem descriminar, mas nós também temos responsabilidade" Valdemiro -54 anos
 
Ainda teve a dança da farinhada, e então foi apresentada a história colhida na comunidade, "Caboclo - A água animando o processo de Organização da comunidade". As famílias ficaram orgulhosas de ouvirem sua historia e disseram que vão repassar para seus filhos e filhas. O encerramento foi falando da campanha da água e entrega de todas as historinhas colhidas das outras comunidades também, não é a toa que o nome é “Água que transforma vidas".
 
 
Edileide Araújo e Lourisvanda Alves

Endereço: Av. Engenheiro Camacho, 475 - Renascença
Ouricuri - Pernambuco - Brasil CEP 56200-000
Tel/Fax: (87) 3874-1258 E-mail
: comunicacao@caatinga.org.br