Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cisternas

11/09/2013

Agricultora reutiliza sacolas plásticas para fazer artesanato

publicado por

Por Katia Rejane – técnica do Caatinga

 

Dona Deci mostra o artesanato em crochê com enchimento feito com sacolas plásticas

Dona Deci mostra o artesanato em crochê com enchimento feito com sacolas plásticas

Maria Valdeci Ferreira, conhecida por Deci, agricultora e artesã, reside no Sitio Lagoa Grande Município de Santa Filomena. Atualmente Deci vem desenvolvendo um trabalho que lhe traz além da satisfação de produzir peças para casa e para venda, lhe proporciona uma satisfação em contribuir com a diminuição do lixo na comunidade. Ela aproveita sacolas plásticas usadas, além dos sacos de arroz e açúcar vazios para fazer arte.

São os plásticos que servem de enchimento das galinhas que faz a artesã faz do crochê. As galinhas servem de enfeites para estantes ou ainda são utilizadas em panos de prato. Assim como Deci, outras mulheres do Grupo de Mulheres da Comunidade de Santa Fé no município pernambucano de Santa Filomena, também fazem o mesmo trabalho de transformar lixo em algo arte.

“Para Mim, este trabalho é importante, pois faço meu crochê que me faz bem, enfeito minha casa e consigo vender e ao mesmo tempo estou cuidando da natureza, não jogando estes plásticos no Meio Ambiente”,   conta Deci com um sorriso no rosto e um olhar de esperança em um futuro melhor.

No sítio onde mora, além do crochê, a agricultora cria galinhas e cuida de uma pequena horta onde produz alimentos para o consumo da família. As peças do artesanato são confeccionadas para uso doméstico e para comercialização, o que lhe garante uma complementação da renda.