Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

19/11/2013

Agricultores/as de Campo Formoso conhecem experiências de famílias assessoradas pelo Caatinga

publicado por

Intercambio intercambio 2

Um grupo formado por 15 agricultores/as e representantes do Instituto Meio, SINTRAF, e Prefeitura de Campo Formoso-BA, estiveram em Ouricuri nos últimos dias 12 e 13 com o intuito de conhecer as experiências em agroecologia e convivência com o Semiárido de famílias agricultoras assessoradas pelo Caatinga.

Durante o intercâmbio realizado na Agrovila Nova Esperança, eles visitaram o sistema do agricultor experimentador Adão de Jesus Oliveira, onde aprenderam diversas práticas agroecológicas como a multiplicação da palma, produção de feno e silagem, composto orgânico, pintura com tinta de terra e sal mineral. No quintal produtivo do agricultor José Nilton, o grupo acompanhou o passo a passo para realização da prática do fermentado biológico.

Além disso, em conversa com o Grupo de Mulheres da comunidade viram o trabalho de beneficiamento de frutas realizado pelas mulheres e aprenderam com a agricultora Fabiana Duarte a fazer o sabonete caseiro produzido à base de plantas nativas. O que o grupo produz é comercializado no comércio local e na localidade, durante a feira comunitária realizada aos domingos.  Na ocasião, a professora Isabel de Jesus Oliveira apresentou a metodologia de ensino que desenvolve na escola baseada na Educação Contextualizada. Já no quintal produtivo da dona Edvirgens aprenderam como fazer um canteiro econômico.

Para a técnica do Caatinga. Aline Honório, que acompanhou o grupo durante todo o intercâmbio, este momento ratificou a importancia da troca de saberes entre as famílias agricultoras. “Avalio que o intercâmbio foi acolhedor, produtivo, um momento muito rico em aprendizagem e ficou visível no rosto de todos os participantes o quanto estavam encantados. Creio que os técnicos, secretária de educação e agricultores voltarão alimentados de ânimos e informações para propagar tudo o que foi visto”, afirmou.

 

 


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong