Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cisternas

17/09/2013

Agroecologia e cuidado com a Natureza

publicado por

A experiência de Dona Belinha

Dona Belinha

Izabel Maria da Conceição, mais conhecida como Dona Belinha reside no Assentamento Canto dos Pássaros no município de Santa Cruz-PE.  A comunidade é fruto de cinco anos de muita luta dos moradores, apoiados pela Federação dos/as Trabalhadores/as de Pernambuco (FETAPE).

Hoje as famílias vivem em casas próprias, quase todas tem cisternas de placas com água para consumo, no âmbito do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e vivem de forma agroecológica. A comunidade conta ainda, com a assessoria permanente do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), através da ONG Caatinga.

Casada, mãe de sete filhos, Dona Belinha é bastante envolvida na luta comunitária pela promoção da consciência ambiental e agroecológica. Na terra em que trabalha com seu esposo, Bernardinho Rodrigues da Silva, cria caprinos, bovinos, galinha, planta milho, feijão e sorgo. Preocupada com a saúde e alimentação de sua família, ela optou por um sistema produtivo no qual não se faz uso de queimadas, veneno e desmatamento protegendo a natureza.

[Leia mais…]


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong