Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

5/01/2012

ASA e MDS renovam parceria

publicado por

Ministério assinou aditivo para continuidade das ações até março deste ano

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) assinou um aditivo que garante a continuidade da construção de cisternas feitas pela Articulação até março desde ano. O aditivo foi publicado no Diário Oficial da União do dia 30 de dezembro, dez dias após o ato público da ASA que reuniu 15 mil pessoas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) pela continuidade da parceria.

No valor aproximado de R$ 6 milhões, o recurso será destinado à construção de 443 cisternas-calçadão, tecnologia que armazena água para produção de alimentos. O projeto também contempla a compra de sementes nativas, intercâmbios e sistematização de experiências. Essa ação está dentro do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e vai envolver diretamente 26 organizações dos nove estados do Semiárido.

A assinatura do aditivo é resultado de uma reunião da ASA com a ministra Tereza Campello, ocorrida no dia 23 de dezembro, em Brasília (DF). Para o coordenador da ASA, Naidison Baptista, a assinatura do aditivo é uma medida provisória, mas indica a continuidade da parceria. O acordo também põe fim ao impasse que mobilizou milhares de parceiros, agricultores e autoridades políticas, no último mês, pela continuidade das ações de convivência com o Semiárido pela ASA.

Além disso, conforme havia se comprometido, o MDS depositou o valor de R$ 23 milhões referente à terceira parcela do atual termo de parceria que possibilita a continuidade do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). O repasse estava atrasado desde novembro de 2011. O P1MC é responsável pela construção de cisternas de placas para consumo humano e recurso garante a ação também até março. Através dele, já foram feitas mais de 350 mil, beneficiando 1,5 milhões de pessoas.

Sobre a continuidade das ações a partir de março, a ASA deverá se reunir novamente com o Ministério entre os dias 16 e 20 deste mês, quando será apresentada uma nova proposta para realização de um novo termo de parceria entre as partes.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da ASA – Asacom