Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

2/01/2012

ASA se reúne nesta terça com o governo para assinatura de novo termo de parceria

publicado por

Para discutir a assinatura de um novo termo de parceira entre a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a coordenação da ASA se reunirá nesta terça-feira (03) com representantes do governo em Brasília. Espera-se que esse acordo tenha início em abril deste ano, e incorpore novas metas para os Programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra Duas Águas (P1+2).

As negociações com o governo foram motivadas por declarações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que indicavam o fim da parceria do governo federal com a ASA. Em virtude disto, as organizações que fazem parte da articulação mobilizaram mais de 15 mil pessoas em ato público realizado no dia 20 de dezembro de 2011, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Com a repercussão do movimento, no dia 23 de dezembro a coordenação da ASA se reuniu em Brasília com a ministra Tereza Campello, e alguns de seus secretários, juntamente com o secretário Executivo de Agricultura Familiar do estado de Pernambuco, Aldo Santos. Neste encontro, a ASA conseguiu a liberação da última parcela do P1MC e foi acordado um aditivo de prazo para o P1+2.

Para a coordenação nacional da ASA, “essas conquistas só foram possíveis graças ao compromisso de cada um e cada uma na luta pela continuidade das nossas ações. Em Juazeiro e Petrolina conseguimos demonstrar o tamanho e a força da ASA. Vamos continuar mobilizados para garantir que essas conquistas sejam de fato concretizadas e possamos dar continuidade à nossa ação no Semiárido”.