Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

22/11/2011

Caatinga dá adeus ao amigo e mestre em agroecologia Antonio Holanda Costa (Totinha)

publicado por

Hoje (27) a família Caatinga se despede de um membro e amigo querido. Antonio Holanda Costa mais conhecido como “Totinha”, nos deixou na madrugada desta quarta-feira, 26 de outubro de 2011, depois de lutar por quase um ano pela recuperação de sua saúde, abalada após acidente sofrido no fim do ano passado. Nascido em 08 de setembro de 1951, ele foi um experimentador por natureza e se propôs a vivenciar a agroecologia.

Um prático em agroecologia, admirado por todos/as que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e ver nas suas palavras e ações o amor pela terra, pela caatinga e, sobretudo pela vida. Comprometido com o trabalho e com a família, a história de Totinha se confunde com a do Caatinga, pois desde o tempo de CTA – Centro de Tecnologias Alternativas, o companheiro já auxiliava com sua experiência.

Formado pelas vivências no campo, Antonio Holanda se dedicou ao trabalho de articulação, sensibilização e mobilização das famílias agricultoras no Araripe. Dividindo seu conhecimento, ele multiplicou saberes e ajudou a mudar a realidade de centenas de pessoas.

No Caatinga ele atuou na implementação de tecnologias de captação de recursos hídricos como cisterna de placa, barragem subterrânea e barreiro lonado através de programas como o P1MC da ASA, ProRural do Governo do Estado e de outros projetos institucionais. O mestre Totinha completou sua missão e deixa além da saudade, uma lição de vida.


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong