Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cisternas

24/11/2011

Caatinga e IF-Sertão celebram termo de cooperação técnica

publicado por

Na tarde desta quinta-feira (20), o Presidente do Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), Everaldo Valério Teixeira e o Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-Sertão) Campus Ouricuri, Adalberto Pinheiro de Araújo, assinaram o termo de cooperação técnica que oficializa e reforça os laços de parceria entre as duas instituições.

Com o documento oficial as instituições consolidam um trabalho de parceria que já vinha sendo realizado há algum tempo no âmbito da cooperação técnica, apoio na realização de eventos, a fim de possibilitar o desenvolvimento de atividades ligadas ao tripé ensino, pesquisa e extensão. “Uma das políticas do instituto é trabalhar em parceria e com certeza nós vamos somar forças, junto ao Caatinga para que as ações de auxilio aos mais carentes aconteçam a contento”, ressalta o diretor do IF-Sertão, Adalberto Pinheiro.

Além da realização de ações conjuntas, o termo também compreende o fomento ao ensino contextualizado e voltado para as necessidades dos Arranjos Produtivos Locais, afim de que os alunos do instituto tenham uma visão holística da realidade local levando em consideração as questões socioeconômicas, ambientais e culturais.

De acordo com o presidente do Caatinga, Everaldo Valério, esse documento consolida a ação conjunta que já vinha sendo realizada entre o IF-Sertão Campus Ouricuri e o Caatinga. “O Instituto (IF-Sertão) tem um quadro qualificado que vai desenvolver pesquisas importantes no tocante à agricultura familiar da nossa região. Nós já tínhamos essa parceria, mas só faltava consolidar isso através de documentos para formalização e para que fosse reconhecida a importância da parceria entre as duas instituições”, destaca.

Ação Conjunta

Atualmente o Caatinga auxilia o IF-Sertão Campus Ouricuri na realização do Projeto de Análise Físicas, Químicas e Microbiológica da Água para o consumo humano no município de Ouricuri – PE. A pesquisa está trabalhando na análise da composição da água consumida por famílias que utilizam água das chuvas armazenadas em cisternas, água de carros-pipas e proveniente de açudes. O estudo envolve as comunidades da Fazenda Tamboril e Barragem dos Algodões em Ouricuri, Lopes II em Bodocó e Entremontes em Parnamirim.

Elka Macedo
24/10/2011