Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

15/10/2012

Caatinga lança nesta terça novos projetos de fortalecimento da agricultura familiar

publicado por

 

Nesta terça-feira, 16, o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga) lança dois Projetos que vão apoiar as famílias agricultoras da região do Araripe Pernambucano e um que além desta região terá incidência também no Território da Cidadania do Vale das Guaribas no Piauí.

O lançamento acontecerá no auditório do Caatinga, no bairro renascença em Ouricuri (PE) a partir das 8h30 da manhã e reunirá mais de 100 agricultores/as que estão envolvidas diretamente nas ações e comunidade local. Na ocasião, serão expostos os objetivos e ações dos projetos Fogões do Araripe – Eficiência Energética na Propriedade Familiar, Cidadania Ambiental: conquistando o direito à água e Apoio a projetos de infraestrutura e serviços em territórios rurais.

O Projeto intitulado Fogões do Araripe – Eficiência Energética na Propriedade Familiar tem o objetivo de construir 550 fogões a lenha bem mais eficientes do que aqueles que estão sendo atualmente usados pelas famílias agricultoras dos Territórios do Araripe (PE) e Vale das Guaribas (PI) e conta com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Caixa e Ministério do Meio Ambiente.

Já o Projeto Cidadania Ambiental: conquistando o direito à água visa ampliar a capacidade das populações rurais pobres da região do Araripe Pernambucano, de reagir e adaptar-se às mudanças climáticas provendo acesso às informações e tecnologias de produção sustentável, com foco no uso e reuso da água. A ação conta com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade e vai implantar dez tecnologias de reuso de água (bioágua), dois termômetros e dois pluviômetros nas comunidades beneficiadas.

Por fim, a iniciativa de Apoio a projetos de infraestrutura e serviços em territórios rurais tem o intuito de promover processos de sensibilização e mobilização para a gestão participativa do desenvolvimento sustentável do Território do Araripe. A ação envolverá o Fórum Territorial do Araripe (Fotear), entidade que congrega representantes de várias organizações da sociedade civil na defesa e proposição de políticas para as famílias agricultoras da região e é apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

 


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong