Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

Como Atuamos

O Caatinga constrói ideias e conhecimentos com famílias agricultoras para a convivência harmoniosa e justa com as condições de semiaridez, desenvolvendo projetos que contribuam para a sustentabilidadde dos agroecossistemas locais, organização comunitária das famílias, melhoria as condições e meios de vida das famílias do campo e da cidade em situação de vulnerabilidade, bem como, para promoção da educação agroecológica.

A Agroecologia é a ciência orientadora das ações e constitui-se em base teórica e prática de toda ação técnica do Caatinga. A garantia de direitos de populações excluídas, principalmente as populações que moram em comunidades rurais do Semiárido brasileiro, é uma premissa básica de atuação institucional. O trabalho da instituição é desenvolvido em parceria com agências internacionais e com programas de Governo, incluindo ministérios, programas de desenvolvimento nacionais e internacionais.

Uma das estratégias principais do Caatinga é a atuação em Redes e Articulações como a ASA – Articulação no Semiárido, ANA – Articulação Nacional de Agroecologia e Rede ATER NE (entidades que se articulam no desenvolvimento do projeto Campo Ativo, para o desenvolvimento de uma proposta metodológica de ATER). Além da participação em Conselhos Municipais, Estadual e Nacional.

Dessa forma a sua capacidade de atuação é ampliada e influencia políticas públicas para a agricultura familiar a exemplo da implementação de tecnologias de convivência com o Semiárido (silagem, cisternas de placas, etc.) e de propostas pedagógicas de educação contextualizada e agroecológica. O Caatinga também desenvolve e aplica técnicas e métodos de ensino-aprendizagem em processos de capacitação de agricultores/as adultos e jovens para a convivência com as condições de semiaridez.



Veja também: