Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

24/04/2012

Caatinga participa da construção da Política Nacional de Agroecologia

publicado por

O evento reuniu representantes de todo o país, ligados à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

A politica Nacional de Agroecologia visa o fortaliecimento da agricultura familiar agroecológica

 

Representantes de organizações integrantes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), entre elas o Caatinga, se reuniram entre os dias 10 e 12 de abril, em Luziânia (GO) para contribuir com a construção da Política Nacional de Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção (PNASOP). O evento envolveu ministérios, órgãos governamentais e outros setores da sociedade civil.

Esse encontro foi fruto da realização de cinco seminários regionais, que aconteceram durante os meses de março e abril deste ano, onde foi discutido e formulado um conjunto de diretrizes, objetivos e ações para o novo marco legal. Na ocasião, as discussões destes cinco encontros que haviam sido sintetizadas, em um único documento, foram avaliadas e ajustadas.

Deste momento, saíram diretrizes que preveem a garantia do direito humano a alimentação adequada; a autonomia e gestão da agricultura familiar; o protagonismo das mulheres e da juventude na produção agroecológica, bem como o incentivo aos mercados locais regionais e institucionais.

“Essa é uma demanda interministerial, encabeçada pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente). A ideia é que até a RIO+20, o governo Brasileiro apresente essa política. Para tanto, a ANA se articulou e realizou esses seminários. Agora a proposta segue para comissão interministerial para os ajustes”, explica o coordenador do Caatinga, Giovanne Xenofonte que contribuiu para a construção da política durante o evento.