Caatinga realiza Encontro Territorial para debater a implantação do Projeto Cisternas nas Escolas

Foto: Andréia Coelho Com o objetivo de contribuir com as temáticas que serão abordadas no projeto Cisterna nas Escolas, o Caatinga realizou no último dia 28 de março, o Encontro Territorial com representantes dos municípios de Parnamirim, Ouricuri e Bodocó. O evento realizado no auditório da instituição, em Ouricuri, reuniu mais de 50 pessoas. Na ocasião, foram debatidas as metas do Projeto e o papel do município, Caatinga e das escolas na execução deste. Entre as atribuições do município estão, por exemplo, a disponibilidade de máquinas para escavação dos buracos; fornecimento regular de água de qualidade para abastecimento das cisternas e construção do telhadão para escoar água para a cisterna. O Encontro contou com a presença de Gestores públicos, Secretários municipais, diretores de escolas, professores, vereadores, membros das comissões municipais da ASA, agricultores, pedreiros, agentes comunitários de saúde e membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). O Coordenador do Programa de Incidência Política do Caatinga, Márcio Moura destacou a relevância da participação destes parceiros para o sucesso do Projeto. “A colaboração do poder público municipal, dos diretores, professores e comunidades é essencial para que possamos executar bem este Projeto e contribuir para que as crianças tenham acesso a uma água de qualidade para consumo na zona rural”, afirmou.   Projeto Cisterna nas Escolas O Projeto Cisterna nas Escolas é uma iniciativa Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com o Caatinga, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O objetivo é proporcionar acesso a água de qualidade para consumo das comunidades escolares, nos nove estados da região semiárida, através da implementação da tecnologia social Cisternas Escolares de 52.000L. Neste sentido, o Caatinga implantará 83 cisternas nos municípios de Ouricuri, Bodocó, Parnamirim e Salgueiro. A seleção e cadastramento será orientada pela lista de demanda de escolas rurais organizada pelo MEC, tendo em vista a nucleação das escolas nos municípios. Entre as atividades do Projeto estão a capacitação de pedreiros; realização de Encontros de Comunidade Local; cursos de Gestão de recursos hídricos na Escola (GRHE) e Oficinas de educação contextualizada      

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