Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cisternas

28/05/2013

Caravana da Itália conhece experiência da família Carneiro em Riachão do Jacuípe

publicado por

Intercâmbio no sítio da família Carneiro

Intercâmbio no sítio da família Carneiro – Foto: Marcelo Cruz

No primeiro dia de intercâmbio no Movimento de Organização Comunitária (MOC), a caravana da Actionaid junto com um grupo de italianos, e membros das equipes do Caatinga e MOC visitaram a experiência da família de Albemanto Carneiro na zona rural do município baiano de Riachão do Jacuípe, localizado no Território Bacia do Jacuípe.

Mais que experimentadores, a família de seu Abel como é popularmente chamado se orgulha do trabalho que fazem na propriedade de 10 há. Lá eles cultivam hortaliças, milho, feijão, mandioca e frutíferas. A água estocada em barreiros, cisternas e barragem subterrânea dá suporte para a produção agrícola, criação de pequenos animais e consumo humano. Além disso, a família conta com um biodigestor que oferta gás para cozinhar. A família ainda produz polpas, licor e vinho de jabuticaba.

Durante a visita, o agricultor apresentou ainda, umas das suas “engenhocas” o Kit alternativo de irrigação e a bomba malhação. Feitos artesanalmente com canos, mangueira, garrafa peti, arame, prego e tubo de caneta, a tecnologia possibilita a irrigação das hortaliças numa ligação direta da cisterna de produção para a horta.

O intercâmbio iniciado nesta segunda-feira, 27, segue até a próxima sexta-feira, 31 e na programação haverá visitas a rádios postes localizadas nos municípios de Ichu e Retirolândia, onde o grupo poderá interagir com os jovens e demais membros das comunidades que gerenciam e fazem a programação das rádios comunitárias.