Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

7/03/2012

Carta documento será entregue a autoridades públicas no Dia Internacional da Mulher

publicado por

Pensando na necessidade de ações que mudem o quadro da violência contra a mulher na região, o Fórum de Mulheres do Araripe entregará neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, uma Carta Documento durante a 1ª Marcha Regional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O documento contém reivindicações de políticas públicas para a mulher, entre as quais se destaca a solicitação de uma Delegacia da Mulher para o município de Ouricuri e será entregue a representantes legais do Fórum, promotoria pública, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal.

De acordo com dados da Organização Mundial da saúde (OMS) revelados em 2007, o Brasil é o 10º país com maior índice de violência contra a mulher em contexto rural e 12º na violência contra mulher em contexto urbano, representado pelos estados de São Paulo Capital (urbano) e Zona da Mata de Pernambuco (rural). Neste contexto, a 1ª Marcha que percorrerá as principais ruas de Ouricuri reunirá dezenas de organizações da sociedade civil que levarão consigo, faixas e cartazes reivindicando o fim da violência contra a mulher e ações concretas neste sentido.

A concentração do evento será às 07h30 na Praça Frei Damião, centro. De lá o cortejo segue pela Avenida Antonio Pedro da Silva, com paradas no Fórum, Caixa Econômica Federal, Promotoria Pública e semáforo; daí a Marcha seguirá pela Avenida Fernando Bezerra com paradas na Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal onde os/as participantes dançarão um toré (ritual indígena de etnias do Nordeste do Brasil). Durante o percurso, as pessoas poderão fazer falas sobre a temática.

Para finalizar, os/as manifestantes se reunirão no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião, onde será feita uma plenária organizada pelo Movimento Sindical de Ouricuri para discutir políticas públicas de convivência com o semiárido. O evento conta com o apoio do Caatinga e de diversas instituições que lutam pela equidade de gênero, acesso a políticas públicas e outras bandeiras de defesa de direitos das comunidades rurais e urbanas.

Fórum de Mulheres

Fundado em 08 de março de 2002, o Fórum de Mulheres do Araripe  é uma articulação feminista, plural, democrática e autônoma que integrado ao Fórum de Mulheres de Pernambuco e à Articulação das Mulheres Brasileiras, articula-se com todos os municípios do Araripe, através das diversas organizações de mulheres e articulações  mistas nas áreas urbana e rural. A entidade tem como principal objetivo, possibilitar o Empoderamento das Mulheres, fortalecendo sua capacidade de interferir amplamente na sociedade como sujeito que produz a transformação social.