Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

31/10/2013

Cartilha lançada no 3º Encontro Nacional de Agricultores/as mostra importância do quintal produtivo para o sustento das famílias do Semiárido

publicado por

Por Luciano Nascimento – Agência Brasil

historias de quintais

O espaço ao redor da casa tem se tornado cada vez mais um local de auxílio no sustento e na garantia da segurança alimentar para as famílias do Semiárido brasileiro. A importância dos quintais como lugares de produção foi tema de uma publicação lançada na quarta-feira (30) no 3º Encontro Nacional de Agricultores e Agricultoras Experimentadoras do Semiárido.

A cartilha História de Quintais – A Importância do Arredor de Casa na Transformação do Semiárido, destaca especialmente o papel desses lugares para a autonomia das mulheres que, além da produção de alimentos, também conseguem gerar renda e aumentar sua presença nas decisões da família.

“Antes eu não tinha nada no quintal, hoje eu tenho um quintal que produz alimentação para a família. Também tenho economizado mais, pois deixei de gastar dinheiro com esses produtos e o que sobra eu vendo na feira”, contou Maria da Conceição Alves de Mesquista, moradora da comunidade de Cascudo, no município de Trairi no Ceará.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as mulheres desempenham um papel importante na preservação da biodiversidade por meio da conservação de sementes, da introdução de práticas agroecológicas, sendo responsáveis por 65% a 80% da produção de alimentos em nível mundial. Contudo, a FAO considera que elas ainda vivem uma situação de desigualdade social e política, com forte expressão na dimensão econômica.