Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

7/11/2012

Comissão elabora hoje plano de convivência com o Semiárido para Pernambuco

publicado por

 

Na manhã de hoje, 07, agricultores, representantes da Articulação no Semiárido pernambucano (ASA-PE) e o bispo da Diocese de Pesqueira, Dom José Luiz, estiveram reunidos no município de Arcoverde, para elaborar uma proposta de Convivência com o Semiárido, considerando o momento atual da seca no estado.

A construção do documento é uma estratégia emergencial para levantar ações urgentes e estruturantes de enfrentamento à seca em Pernambuco, e encaminhá-las ao Governo do Estado a fim de que sejam priorizadas. A elaboração deste documento foi um encaminhamento da reunião que aconteceu na última quinta-feira, 01, no município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, e que reuniu o comitê, os bispos, além de representantes da ASA-PE.

Para subsidiar a construção da proposta que será apresentada no próximo dia 12, na reunião do Comitê Integrado, a comissão utilizará documentos como o Plano de convivência com o Semiárido da ASA-PE e o documento sobre a seca da ASA Brasil.

Sabendo da importância dessa ação como forma de levar as demandas das famílias neste período de escassez, o Caatinga fez um levantamento para sondar as principais dificuldades enfrentadas no campo. Entre as ações apontadas estão a adequação e agilidade do crédito estiagem, perfuração, instalação e recuperação de poços, e o mapeamento de regiões que produzem forragens como palma e cana-de-açúcar para serem fornecidas aos produtores que estão sofrendo com a estiagem.

As sugestões serão apresentadas aos participantes da reunião pelo Coordenador geral do Caatinga, Paulo Pedro de Carvalho, para que sejam incorporadas ao plano . “O momento é de extrema preocupação, tudo está muito aquém das atuais necessidades das famílias atingidas com a seca. O caráter é de urgência!”, ressalta Paulo Pedro.