Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

6/08/2013

Comunidades rurais de Santa Cruz promovem III Expoart

publicado por

 

 

Foto: Aline Honório

Foto: Aline Honório

No bordado e na agricultura, nas telas e esculturas, agricultores e agricultoras de todas as idades mostraram toda a sua criatividade na III Expoart e Manifestação Folclórica realizada no dia 03 no Povoado Poço Dantas em Santa Cruz. A festividade contemplou ainda, o resgate histórico da Associação do Sítio Pote bem como, as ações da assessoria do Caatinga através do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC).

O momento teve como principal objetivo dar visibilidade ao trabalho que a Professora Luzia Barbosa da Silva vem desenvolvendo a partir da Sala de Leitura Arcas das Letras, como também oportunizou a comercialização, exposição de produtos artesanais e da agricultura familiar e a troca de experiência.

A arca das letras vem proporcionando através da luta constante da idealizadora do evento, a Professora Luzia a inserção da educação contextualizada na escola da comunidade. Ação que visa envolver funcionários da escola, comunidade e alunos em atividades educativas e lúdicas voltadas à realidade local de modo que as aulas se tornem mais atrativas.

“O evento foi primordial para mostrar a importância de ler, incentivando a comunidade a praticar a leitura, e a partir da exposição dar uma maior visibilidade aos trabalhos com artesanato e atividades desenvolvidas pela agricultura familiar a partir do contexto local, e isso com certeza trará reflexos positivo no espaço familiar dos agricultores”, avalia a técnica do Caatinga, Aline Honório, a qual representou a instituição no evento.

A Expoart contou com a participação da comunidade e sítios vizinhos, presidentes de Associações, Caatinga, além do Prefeito do Município, Gilvan Sirino, secretários municipais, e representantes do Conselho Tutelar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz.