Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

26/04/2012

Coordenador do Caatinga participa da I Conferência Nacional de Ater

publicado por

O evento reuniu 699 delegados de todo o país em Brasília para discutir diretrizes da assessoria técnica e extensão rural

Grupo de Mulheres da Parede do Entremontes - Parnamirim (PE)

Termina hoje, 26, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater). No evento, quer reúne 699 delegados, sendo 619 eleitos nas Conferências Estaduais e 80 delegados natos (representantes do governo federal, conselheiros do Condraf e do Comitê de Ater), estão sendo discutidas estratégias em relação ao desenvolvimento rural sustentável, diversidade da agricultura familiar e redução das desigualdades, por exemplo.

Entre os participantes da Conferência, está o Coordenador de Desenvolvimento Institucional e Inovação do Caatinga, Giovanne Xenofonte que teve o papel de pautar as demandas da região em Brasília. No evento foram pautados cinco eixos temáticos: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e as Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater.

“Conseguimos uma boa articulação do campo agroecológico com a CONTAG e demais movimentos como a Via Campesina, isso tem facilitado a aprovação de algumas propostas. Temos a missão de tentar colocar novamente as propostas do nosso campo que passaram nas conferências regionais e estaduais e que não foram consideradas no documento nacional, uma dessas propostas é a modificação na lei de ATER de forma que permita o adiantamento dos recursos para iniciar as chamadas”, avalia Giovanne Xenofonte.

As propostas encaminhadas, na Conferência vão compor as estratégias e prioridades do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que auxilia o agricultor familiar a melhorar sua produção e qualidade de vida.Todas as discussões e encaminhamentos vão constar no Relatório Final da Conferência, na Declaração Política, e nas moções.

A Conferência é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e pelo Comitê Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Cnater) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

*Com informações do MDA