Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

30/01/2014

Criação de galinha muda geração de renda de família assessorada pelo Caatinga

publicado por

expeirencia de dona lucivania

Conhecimento e incentivo acrescentado à criatividade e força de vontade têm impulsionado Lucivânia Silva de Lima, da Comunidade de Logradouro, Zona Rural de Ouricuri – PE, a buscar melhoria na qualidade alimentar e geração de renda.

Depois de receber o acompanhamento técnico da ONG Caatinga através do Plano Brasil Sem Miséria com reuniões que permitiram a troca de saberes entre os agricultores/as, ela junto com seu esposo Francimário, realizaram o desejo de retirar a renda familiar da criação de galinhas, onde comercializa na própria comunidade.

O resultado de venda das primeiras galinhas conseguiu aumentar o galpão. “No inicio fizemos um pequeno galpão e compramos os primeiros franguinhos, logo começamos a comercializar na comunidade e as pessoas passaram a procurar cada vez mais, não falta gente para comprar, depois com o dinheiro da venda desses animais nos conseguimos aumentar o galpão e aumentar a quantidade de frangos, estou muito feliz por que antes eu não trabalhava e agora tenho a oportunidade de trabalhar sem sair de casa”, afirma a agricultora.

A pouco mais de um mês chegou na propriedade da família mais uma importante tecnologia, uma Barraginha através do P1+ 2, e isso irá ajudar a família a realizar mais um sonho: o de trabalhar com produção de hortaliças, para melhorar a qualidade alimentar da família e da comunidade.

“Quando esta barraginha encher vamos poder plantar hortaliças e não precisaremos mais comprar na cidade aquelas com agrotóxico, vamos produzir as nossas para nosso consumo e para comercializar na comunidade, participei de cursos e intercâmbios e aprendi muito sobre produção de hortas, quero muito colocar em pratica tudo que aprendi” Conta Lucivânia cheia de alegria e esperança em um futuro melhor.