Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

22/08/2012

Criança mobiliza Criança

publicado por

Maria Jennifer (ao centro) conta histórias para as outras crianças nas atividades do Projeto apoiado pela Actionaid         Foto: Arquivo Caatinga

Por Íris Maria

 

É assim que acontece na Fazenda Cruz, comunidade rural do município de Ouricuri (PE) quando o assunto é atividade do Projeto Comunidade & Criança, realizado pelo Caatinga com o apoio da Actionaid. Na localidade, Maria Jennifer de 10 anos é a coordenadora do Grupo de Crianças e fala pra gente em entrevista como o Projeto está sendo recebido pela comunidade e como está sendo feito o trabalho junto às crianças.

Caatinga – O que mudou após a atuação do projeto Comunidade & Criança na Fazenda Cruz?

Jennifer – O projeto mudou nossa vida, pois a gente passou a se interessar e vir todos os encontros, quem não pode vir sempre justifica.

Caatinga – A comunidade recebeu uma mini-biblioteca através do projeto. O pessoal gostou dos livros?

Jennifer –Todo mundo gostou da biblioteca. Muita gente pega livro emprestado com temas voltados para o meio ambiente e esses temas serão discutidos nas reuniões do grupo também, e para controle dos livros vai ser registrada a data que foi pego e a data de entrega. Os livros ficarão disponíveis para toda a comunidade.

Caatinga – Como se dá a organização do grupo de crianças? E que tipo de atividades são desenvolvidas?

Jennifer -Como tem muitas crianças envolvidas no Projeto da Actionaid. Eu divido as crianças em 2 grupos, fazendo um grupo de pré-jovens com o maiores, e os menores ficam como acompanhantes. Através do grupo, agente conversa, brinca e estamos também fazendo catecismo.

Caatinga – Aqui na comunidade, como serão as próximas reuniões do Grupo de Crianças?

Jennifer –Será um encontro legal, eu vou preparar alguma coisa pra gente debater, fazer cartinhas, desenhos e histórias educativas.