Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

12/06/2012

Curso de saúde do solo é ministrado em Ouricuri

publicado por

 

Capacitação reúne agricultores/as familiares, técnicos e estudantes

 

Curso de manejo de solos no sitio Lagoa do Urubu em Ouricuri (PE)

De 08 a 10 de junho um grupo com cerca de 30 pessoas entre agricultores/as familiares, estudantes e técnicos participaram do curso de manejo de solos (cromatografia de Pfeiffer) ministrado pelo engenheiro agrônomo e florestal, Sebastião Pinheiro, referência internacional em agricultura sustentável, desenvolvimento rural e biotecnologia. A capacitação aconteceu na sede rural do Caatinga, no sítio lagoa do urubu em Ouricuri (PE).

O objetivo do curso foi ensinar aos participantes uma técnica simples e barata de análise da saúde do solo, na qual é diagnosticada a produtividade da terra e dos alimentos produzidos a partir da identificação da atividade dos microorganismos vivos. Essa é a segunda vez que o curso é ministrado na região. A primeira aconteceu em julho do ano passado.

“Nós quando fazemos uma análise de saúde solo, nós queremos que agricultor como sujeito e sua organização tenha capacidade de perceber qualquer modificação no solo para poder modificar, corrigir ou continuar ampliando essas para alcançar uma maior fertilidade e um maior beneficio para si e sua família”, explica Sebastião Pinheiro.

De acordo com Sebastião, se for feita em laboratório a análise custa de 25 a 80 reais, já a análise feita pelo próprio agricultor e sua organização vai custar cerca de 40 centavos. Com isso, o agricultor pode analisar a parte mais rica e mais pobre de sua propriedade e buscar formas de compensar a falta de nutrientes através da adubação verde ou aplicação de pó de rocha, por exemplo.