Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

9/10/2012

Debates e exposições sobre seca e fontes de energia marcam primeiro dia do Encontro Estadual da ASA-PE

publicado por

Mesa Redonda Encontro Estadual da ASA-PE Foto: Edjalma Nanes

Iniciada ao som das flautas doces do grupo de músicos infantis da Escola Criativa de Araripina (PE) e com as cantorias de agricultores e agricultoras dos Territórios de identidade de Pernambuco, o encontro Estadual da ASA Pernambuco abriu as portas para as discussões sobre as Trajetórias de lutas e resistências para a efetivação da cidadania no Semiárido Pernambucano.

Após a mesa de abertura, foi realizada uma mesa redonda acerca da Relação Estado/Sociedade na perspectiva da ampliação e consolidação do projeto de desenvolvimento rural sustentável, a qual foi pautada principalmente pelas discussões acerca da estiagem e das ações emergenciais do Governo no sentido de amenizar a situação no meio rural.

Para complementar a discussão o pesquisador do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), Milton Rolim trouxe dados acerca das diversas fontes de energia que tem sido mote de divergências entre governo e sociedade civil, como a energia eólica. Na sua exposição ele destacou que “Não basta saber se a energia é renovável precisamos saber se é sustentável”.

O Encontro Estadual da ASA-PE segue até a próxima quinta-feira, 11, no Centro Tecnológico do Araripe, e é uma espaço preparatório para o Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro, o EconASA que acontecerá em Januária (MG) no mês de novembro. Além dos debates o evento contará com carrossel de experiências e será finalizado com a eleição de delegados para o EconASA.