Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

10/12/2013

Desenvolvimento da agricultura familiar é tema de debate no aniversário do Caatinga

publicado por

painel agric familiar

Iniciado com a apresentação da experiência do Centro de Organização dos Produtores/as Agroecológicos (Copagro), o painel Desenvolvimento Agricultura Familiar: influência das Políticas Públicas nas trajetórias dos sistemas familiares de Produção trouxe discussão acerca do acesso a políticas de governo como PAA e PNAE, além das conquistas e perspectivas da agricultura familiar no cenário local e nacional.

O debate aconteceu na última sexta-feira, 06, e contou com a participação da Coordenadora do Pólo Sindical da Borborema, Roselita Vitor Albuquerque, da Assessora técnica na coordenação de gestão do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional, Telma Castelo Branco e do Presidente do Copagro, José Felipe Marra. O painel foi mediado pelo Coordenador Geral do Caatinga, Giovanne Xenofonte.

Na fala da Roselita Alburquerque o saber e a simplicidade do homem e da mulher do campo foram enfatizados como estratégias e bases para a promoção de uma agricultura familiar diversa, bem como sobre a participação das organizações de base como sindicatos e associações nesses processos. “Nosso olhar deve ser um olhar de diversidade. Não dá pra se fazer política pública sem valorizar o saber dos agricultores/as”, destacou.

Já Telma Castelo Branco, trouxe dados acerca dos diversos programas voltados à agricultura familiar, tais como o Plano Safra, Pronaf, PAA, PNAE e outros. No entanto, a assessora que foi sócia fundadora do Caatinga não esqueceu de mencionar a importância e o papel do/a agricultor/a. “Uma das melhores formas de se trabalhar com a agricultura familiar é no convívio com os/as agricultores/as. E, neste contexto,  a agroecologia trabalha com a transversalidade, não é uma caixinha. São relações!”, afirma.

Esse foi o quinto painel de debate realizado durante as comemorações de 25 anos do Caatinga, iniciado na quarta-feira, 04, no Sítio Lagoa do Urubu, em Ouricuri.