Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

24/10/2012

Diaconia realiza Intercâmbio internacional sobre agroecologia

publicado por

Por Nataly Queiroz

 

Até sexta-feira (26), a Diaconia em parceria com a Ajuda da Igreja Norueguesa (NCA, em inglês) promove um intercâmbio de experências sobre desenvolvimento sustentável, justiça ambiental e direitos humanos em Afogados da Ingazeira, no Nordeste do Brasil. A iniciativa, intitulada “Intercâmbio internacional para construção de conhecimentos sobre agroecologia”, reúne representantes da equipe da NCA de cinco países (Haiti, Vietnã, Tanzânia, Angola e Quênia) e da Diaconia. Os visitantes conhecerão as experiências desenvolvidas no Semiárido brasileiro, como a construção de biodigestores, cisternas, sistemas agroecológicos e outras técnicas. Por outro lado, eles apresentarão projetos similares desenvolvidos em comunidades de seus países.

O intercâmbio visa promover a troca de experiências e produzir conhecimentos sobre estratégias de convivência com o Semiárido, segurança alimentar e produção de energia limpa. “Diaconia tem um forte trabalho nessa área. As experiências desenvolvidas por ONGs brasileiras podem ser adotadas em outros países. Este é o ponto de partida para fortalecer as relações da cooperação Sul-Sul”, afirma Fernando Mathias Baptista, oficial de programa da NCA no Brasil.

Programação – Pelas manhãs, os representantes dos seis países apresentarão seus projetos e metodologias sociais. Na parte da tarde,  eles visitarão agricultores familiares que trabalham com técnicas sustentáveis para plantar, criar animais e produzir energia. No último dia, as equipes técnicas da Diaconia e NCA  debaterão a criação de uma rede internacional que articule experiências e contribua para a melhoria das técnicas de desenvolvimento sustentável nos seis países.