Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

18/03/2014

Do Sertão ao Litoral: terceiro ano das Semanas de Direitos Humanos reafirma a cidadania no calendário pernambucano

publicado por

As Semanas de Direitos Humanos começam nesta segunda, 17, no Sertão do Araripe. Vão percorrer as 12 Regiões de Desenvolvimento do estado. Entre as diversas ações programadas está a retirada de documentação gratuita, realização de Seminários Regionais, Feiras de Cidadania e atividades culturais.

Por Ascom Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

 110707_world_unity_hands

A partir desta segunda-feira, 17, o Sertão do Araripe recebe a Semana Estadual de Direitos Humanos, uma verdadeira caravana de cidadania que contemplará os municípios de Ouricuri, Araripina, Santa Filomena, Santa Cruz, Trindade, Bodocó e Granito.

O evento, que vai contemplar as 12 Regiões de Desenvolvimento do estado até Setembro, é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

São debates, oficinas, capacitações, rodas de diálogo, mutirão de documentação, reunião com a sociedade civil, Seminário Regional de Direitos Humanos e Feira de Cidadania. As ações são voltadas para gestores, rede parceira e a população em geral.

Entre as novidades para este ano, segundo o secretário executivo, Paulo Moraes, está o atendimento a municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Nestes locais serão disponibilizados para a população serviços de documentação gratuita, como, Carteiras de Identidade e do Trabalho, 2ª via de Certidões de Nascimento e Casamento, além de fotos 3×4.

“O objetivo é abrir as ‘portas’ da cidadania”, afirma Paulo. A iniciativa visa facilitar o ingresso dos moradores da região em políticas públicas e no mercado de trabalho.

Um exemplo disso é a participação da Superintendência de Apoio as Pessoas com Deficiência – SEAD, que atua em prol de melhorias na acessibilidade e inclusão.

Destaque para o resgate histórico da exposição: ”Anistia e Democracia: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, que marca os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. A mostra do Governo Federal vai aportar em Araripina, na terça-feira, 18, na Escola Josias Inojosa.

Como acontecia nas edições anteriores, o Seminário Regional “Direitos Humanos e Democracia“, vai promover um grande debate sobre as ações desenvolvidas na área em Pernambuco, além de oferecer um intercâmbio de experiências com os municípios.

Cidadania a céu aberto

Feiras de Cidadania irão oferecer serviços diversos à população, como: vacinação contra HPV e distribuição de preservativos; panfletagem sobre violência doméstica; atendimento jurídico gratuito; oficina de reciclagem de lixo e corte de cabelo. Em Araripina ela acontece no dia 22 de Março, das 08h às 12h, na Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Em todo Estado – As Semanas de Direitos Humanos 2014 irão alcançar, até Setembro, as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco.  Em 2013, um total de 120 municípios, com 487 ações e 37.330 pessoas foram contempladas.