Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

17/10/2012

Durante Seminário, agricultores/as tiram dúvidas sobre execução de Projetos

publicado por

Seminário de apresentação de Projetos Foto: Cristina Lima

Na manhã da última terça-feira, 16, foram apresentados três Projetos de fortalecimento da agricultura familiar que serão executados pela Ong Caatinga nos Territórios Sertão do Araripe (PE) e Vale das Guaribas (PI). O evento aconteceu no auditório do Caatinga em Ouricuri (PE) e reuniu cerca de 100 pessoas, entre agricultores/as, técnicos/as e parceiros.

Na ocasião, os participantes puderam conhecer e tirar dúvidas sobre os Projetos. No geral, os agricultores/as pediram mais informações sobre o inicio das atividades e inicio da implantação das tecnologias, além disso, se mostraram interessados, sobretudo, pela inovação que trarão os ecofogões e os bioáguas.

As capacitações dos mestres fogãozeiros devem acontecer ainda neste ano, e a construção dos ecofogões estará a todo vapor no inicio de 2013. O mesmo é previsto para o Projeto Cidadania Ambiental: conquistando o direito a água, que pretende iniciar a construção dos bioáguas no primeiro trimestre do próximo ano. Já as atividades do Projeto ligado ao Forum Territorial do Araripe, Fotear, inicia ainda neste ano.

Para o técnico responsável pelo Projeto Cidadania Ambiental, Antonio Marcolino,  este foi um evento bastante positivo. “A avaliação é positiva. As famílias participaram, conheceram os três projetos, questionaram. E esse era o objetivo. Os agricultores/as do Piauí contribuíram bastante, principalmente quanto ao Projeto que vai construir os fogões ecológicos”, avalia.

Os Projetos Fogões do Araripe – Eficiência Energética na Propriedade Familiar, Cidadania Ambiental: conquistando o direito à água e Apoio a projetos de infraestrutura e serviços em territórios rurais – neste caso o apoio será dado ao Forum Territorial do Araripe (Fotear)- contam respectivamente com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Caixa e Ministério do Meio Ambiente, Instituto HSBC Solidariedade e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong