Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

1/08/2013

Em Afrânio, famílias realizam mutirão para construir cisterna

publicado por

cisterna

Foto: Jucimar Brito

No município de Afrânio no Território do Submédio São Francisco pernambucano, 250 famílias agricultoras estão sendo beneficiadas com cisternas-calçadão de 52 mil litros para a produção. No entanto, foi no Sítio Dois Irmãos que na hora de escavar o local onde seria construída uma das cisternas, que a retroescavadeira não conseguiu terminar o buraco por conta do solo pedregoso e isso poderia inviabilizar a implantação da tecnologia.

Sabendo do problema, a comunidade se reuniu em mutirão e com a ajuda de picaretas retiraram as pedras que impediam a escavação. O trabalho coletivo possibilitou a construção da tecnologia que dará subsídios para que a família de Dona Joselita Pereira possa armazenar água da chuva, e implantar um quintal produtivo com hortaliças legumes e frutas ou mesmo manter uma criação de pequenos animais.

O município de Afrânio soma atualmente, cerca de 62 cisternas finalizadas e em fase de construção. Antes de receber o beneficio as famílias participam de um curso de capacitação para gestão da água e produção de alimentos (GAPA), o processo obrigatório visa melhor preparar os/as agricultores/as beneficiados para melhor uso da tecnologia.

As cisternas-calçadão estão sendo implantadas no âmbito do Programa Pernambuco Mais Produtivo do Governo do Estado. Para as regiões do Araripe, Médio e Submédio São Francisco está sendo prevista a implantação de 1775 tecnologias que devem garantir a estocagem de água com as próximas chuvas.