Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

21/05/2012

Em Parnamirim, famílias plantam mudas para revitalizar Riacho

publicado por

Mesmo com a escassez de água a comunidade tenta salvar mudas de plantas nativas e frutíferas

Por Ariagildo Vieira

Comunidade realiza o plantio de mudas no Riacho Queimada II - Foto: Ariagildo Vieira

Em meio ao chão esturricado e sol escaldante do sertão de Parnamirim, as famílias beneficiárias do Projeto Riachos do Velho Chico, com a sua alma de sertanejo realizaram o plantio de cerca de 300 mudas, entre espécies nativas e frutíferas, numa área de 1,2 hectares de terra. A ação aconteceu no último dia 19, na comunidade de Riacho Queimada II e conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental e realização das Ong´s Caatinga e Centro Sabiá.

Para realizar a atividade, as famílias se sensibilizaram. Movidas pelo medo de que as plantas morressem nos viveiros, realizaram um mutirão para o plantio 26 pessoas entre jovens, crianças, adultos e idosos da comunidade. O local escolhido fica próximo a um poço artesiano, reservatório que ajudou os/as agricultores/as a regar as mudas na hora do plantio.

As famílias produziram em 20 viveiros familiares uma quantidade de 10.515 mudas para serem plantadas no período das chuvas às margens do Riacho Queimada, mas a chuva não veio na época prevista e impossibilitou que fosse realizado o plantio entre os meses de janeiro e março, tendo em vista que muitas das plantas estavam passando do tempo para o transplante e muitas morrendo por falta d’água.

“Essa foi uma atividade de encher os olhos d’água, ver uma atitude guerreira de homens, mulheres e crianças que iluminadas com o espírito salvador da natureza se irmanaram com um único objetivo, salvar vidas e reconstituir as margens de um afluente que alimenta um dos rios mais importante do Brasil: O Rio São Francisco. Essa foi uma demonstração de que é possível mesmo em uma situação tão adversa realizarmos gestos tão nobres”, destaca emocionado o técnico Ariagildo Vieira.