Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

5/12/2013

Emoção e recordações marcaram a abertura do aniversário do Caatinga

publicado por

foto materia

 

 

“Não tornamos o sertão tão verde quanto sonhamos, mas em 25 anos cumprimos nossa missão”. Foi com esse sentimento de dever cumprido expresso no cordel do sócio-fundador do Caatinga, Hermes Monteiro e as lembranças de uma história que perpassa duas décadas, que a Ong Caatinga iniciou a celebração da fartura da vida.

Com o espetáculo céu cheio de furos comandado pela companhia de teatro Trup Errante, a festa teve seu ponta pé inicial, seguido da exibição do vídeo documentário “Caatinga 25 anos celebrando a fartura da vida” e lançamento do selo dos correios comemorativo.

As falas do atual secretário de agricultura de Ouricuri e ex-coordenador Geral do Caatinga, Paulo Pedro de Carvalho e do agricultor agroflorestal, Vilmar Lermen mediadas pelo sócio fundador da instituição, Hermes Monteiro levaram os presentes a viajar no tempo, relembrar conquistas e refletir sobre os desafios da agricultura familiar para os próximos anos.

Os agricultores e agricultoras das comunidades próximas à Lagoa do Urubu marcaram presença e abrilhantaram a festa. A animação ficou por contra do grupo musical Fulô da Aurora que trouxe na rabeca e instrumentos de sopro toda a nordestinidade do coco de roda, ciranda, forro e outros ritmos que marcam nossa cultura.

Os presentes puderam ainda, viajar no tempo nas fotografias, utensílios e mobílias expostas na exposição “Caatinga 25 anos celebrando a fartura da vida”. Na feira de saberes e sabores foi possível conhecer e adquirir produtos da agricultura familiar agroecológica.

O evento contou com a presença de diversas autoridades politicas da região, entre elas o Prefeito do município de Ouricuri, Cesar de Preto e do vice-prefeito, Guga Coelho, além de vereadores dos municípios de Ouricuri e Santa Cruz.

As comemorações que iniciaram nesta quarta-feira, 04, seguem até o próximo dia 07 na sede rural do Caatinga, localizada no Sítio Lagoa do Urubu em Ouricuri-PE. No espaço, estão sendo realizados durante o dia painéis de debates, exibição de vídeos, apresentações artísticos e culturais, exposição fotográfica, espaço interativo para crianças e feira de saberes e sabores. Todas as noites têm shows com artistas locais.

 

 


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong