Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

27/02/2013

Envolvimento de crianças marca a entrega de poços em comunidades rurais do Araripe

publicado por

Foto: Íris Maria

O que poderia ser uma solenidade de entrega de tecnologia, vira diversão para as crianças que fazem parte do Projeto Comunidade & Criança realizado pelo Caatinga com apoio da Actionaid Brasil. Ao receberem tecnologias como poços, cisternas e cacimbões que vão melhorar a vida de suas famílias, as crianças enchem de cores e pintam seus nomes para saudarem a chegada do benefício.

A última confraternização aconteceu nesta terça-feira, 26, na comunidade de Santa Fé no município de Santa Filomena, onde crianças foram beneficiadas com a recuperação de um poço que estava desativado na comunidade.  Para marcar a entrega as crianças pintara a base da caixa d’água que armazenará a água bombeada do poço.

Com esta ação a comunidade terá água boa garantida para consumo e ainda poderá regar os quintais produtivos que fornecerão frutas e verduras para consumo das famílias e venda na própria comunidade ou na feira livre do município. Antes do poço, muitas famílias estavam dependendo exclusivamente de carro-pipa ou recorrendo a água de açudes e barreiros para beber e cozinhar.

Até o momento além deste, já foram entregues dois poços nas comunidades da Abobreira e Jacaré em Ouricuri, uma cisterna de placas na comunidade do Teiú também em Ouricuri e um cacimbão na comunidade da Umburana em Parnamirim.