Escola rural de Ouricuri (PE) valoriza experiência dos estudantes com o semiárido

Por redação do Centro de Referência em Educação Integral   Prof Izabel e alunos no banco de sementes da escola
Foto: Andréia Coelho Iniciativa: Escola Municipal Maria do Socorro Rocha de Castro Pública ou privada: Pública Descrição: “Qual a altura e diâmetro de um umbuzeiro? Qual o valor agregado à sua matéria-prima, depois de processada?”Esses questionamentos, distantes da realidade das grandes cidades, mas fundamentais no cotidiano rural do Nordeste, são estruturantes para a aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Maria do Socorro Rocha de Castro, localizada no município de Ouricuri (PE). A unidade rural, localizada na comunidade Agrovila Nova Esperança, busca ressaltar as características do território e valorizar a experiência que cada aluno tem com a região em que vive. A abordagem vem da metodologia de educação contextualizada, que considera a formação a partir da realidade em que as pessoas estão inseridas, com valorização às diferenças individuais, aos conhecimentos natos e ao planejamento de conteúdos orientados pelas necessidades dos educandos.  A aprendizagem se molda também a partir de uma conduta inclusiva e participativa que considera os educadores, as famílias e a comunidade. Além da valorização dos conhecimentos locais existentes, estão implícitos o respeito às diferenças étnicas, sociais e culturais,  a defesa de um currículo adaptado ao ciclo agrícola regional, o planejamento flexível, a união entre a teoria e a prática e a participação coletiva de todos os envolvidos. Essa diretiva parte do reconhecimento de que a educação não acontece só na escola, mas também a partir dos contextos informais, com a socialização dos indivíduos; formais, como proposto pelas escolas; e não-formais, constituídos a partir da participação deles em organizações sociais ou movimentos. A educação contextualizada reconhece esses outros saberes e entende que considerá-los em meio ao processo de aprendizagem é uma forma de valorizar a vida da população sertaneja e potencializar as atividades por eles desenvolvidas, como uma bagagem sócio-cultural. Confira matéria completa em http://educacaointegral.org.br/experiencias/escola-rural-de-ouricuri-pe-valoriza-experiencia-dos-estudantes-semiarido/  

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