Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

6/12/2013

Espetáculo abre manhã dedicada a juventude rural nessa sexta-feira

publicado por

DSC_0578

A Lagoa do Urubu recebeu nessa manhã de sexta feira,06, a apresentação “Fabulosas Histórias do Rio São Francisco”do Grupo Trup Errante,de Petrolina.Após a encenação que divertiu o público, houve a experiência do Projeto Arte &Cultura com a jovem Mirelle Belém, do Grupo Jovens Artesão de Granito; e o jovem Josias Lopes, do Grupo Ybyrah Brasil.

Na ocasião, ambos explicaram o objetivo do projeto que é gerar renda aos jovens do sertão através da fabricação de artesanato com a matéria prima da Caatinga de modo sustentável.Também ressaltaram as ações que envolvem capacitações, intercâmbios e exposições em feiras, além de apresentarem os desafios e resultados alcançados.

No terceiro momento da manhã foi formada a mesa para a palestra sobre Juventude Rural “Protagonismo e inserção nas atividades produtivas” com o coordenador do Centro Sabiá, Alexandre Henrique Pires e o Fundador da Fundação Casa Grande – Nova Olinda, Alemberg Quindins.

Sobre a temática Alexandre abordou alguns pontos como o perfil atual da juventude do campo; a realidade que estes jovens se encontram e a migração que ainda acontece “O jovem não tem o desejo de sair realmente da sua comunidade, mas é a necessidade que o força a tal ação”afirmou o Pires após relatar depoimentos de alguns jovens que passaram pela experiência do êxodo rural e que decidiram retornar a suas casas.

Para enriquecer a plenária foi exibido o vídeo sobre a Fundação Casa Grande que mostra na prática o trabalho feito com crianças e jovens em uma outra perspectiva, ou seja, através da comunicação. Em seguida, Alemberg realizou o resgate histórico da instituição mostrando a transformação do projeto não apenas na vida dos jovens, mas na própria comunidade “É importante que nós do Sertão, produza a comunicação para mostrar ao mundo como realmente nos vemos; o que realmente somos”.

Após a palestra foi aberto o momento para perguntas e colocações em que membros de várias organizações e jovens militantes participaram e colaboraram para a reflexão de qual o lugar do jovem na Agroecologia e área rural.

A semana do Caatinga 25 anos Celebrando a Fartura da Vida é realizada na sede Rural no Sítio Lagoa do Urubu e nessa noite haverá a apresentação do cantor Flávio Leandro, a partir das 22h. No local também acontece a feira de Saberes e Sabores e a Exposição Caatinga 25 anos.