Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

30/09/2013

Estoque de folhas da caatinga ajuda agricultores de Santa Filomena a enfrentar estiagem

publicado por

Por Katia Rejane – técnica do Caatinga

Mutirão

Estocar, guardar, conservar. Estas têm se tornado, as palavras de ordem na vida das famílias agricultoras do semiárido, especialmente nos últimos anos, onde as dificuldades provocadas pela escassez de chuva têm trazido à vida destas famílias reflexões e aprendizados. Nesta perspectiva, agricultores e agricultoras da Comunidade de Santa Fé, município de Santa Filomena, estão mantendo seus animais com o que estocaram de folhas de árvores nativas da caatinga.

“O estoque destas folhas foi de grande importância para a alimentação de meus animais, por que foi a ração que usei durante um tempo, se tivesse conseguido guardar mais teria sido ainda melhor”, afirmou o agricultor, Seu Nazo ao recordar da colheita feita durante um mutirão realizado pela Ong Caatinga em abril deste ano.

Este ano choveu na comunidade em torno de 180 mm, o que impossibilitou o cultivo de algumas espécies para estoque de alimentos animal. No entanto, a colheita incentivou as famílias da comunidade a estocar em forma de feno, as folhas que a caatinga oferece. As famílias envolvidas na prática ressaltaram que nos últimos anos têm aprendido muito com as dificuldades geradas pela falta de água, pois foi por conta da estiagem que observaram a riqueza que a mata nativa disponibiliza.

“Precisamos fazer diferente, não podemos deixar as folhas se perderem, pois mesmo tendo chovido pouco a caatinga produziu muitas folhas. Que esta experiência nos sirva de lição para estocar folhas todo ano e em maior quantidade”, aconselha o agricultor, Cícero Alves, com a certeza de que mais que um fenômeno natural, o período de estiagem precisa ser visto como um momento de grande aprendizagem.