Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

26/11/2012

Feira Estadual da Agricultura Familiar comemora 50 anos de Luta do Movimento Sindical Rural

publicado por

Por Ana Célia Floriano – Comunicadora da Fetape

 

O artesanato e a produção agrícola da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco estarão na Feira Estadual da Agricultura Familiar, Assalariados/as Rurais e Reforma Agrária, nos dias dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento é em comemoração aos 50 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) que, além de celebrar, estará realizando uma Campanha em Solidariedade às vítimas da seca no estado, em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife. No local, haverá um posto de arrecadação de água mineral.

Quem participar da feira terá acesso a vários produtos típicos das três regiões do estado. Haverá artesanatos em couro, tecido, madeira, ferro, reciclados; além de produtos beneficiados (bolos, doces de frutas regionais, licores, cocadas) e in natura (frutas e hortaliças); fitoterápicos; entre outros. As delícias da cozinha regional, como pirão de capão, bode e tapioca também poderão ser desfrutadas pelo público.

Durante o evento, a história de luta do Movimento Sindical Rural será contada através de um túnel do tempo, com exposição fotográfica e dados sobre a atuação do sindicalismo rural nesses 50 anos. Atrações culturais vão circular pela feira durante os três dias e os parceiros da Federação (organizações da sociedade civil e do governo) estarão com seus stands, expondo materiais sobre agricultura familiar, agroecologia, entre outros temas.

A Feira funcionará nos dois primeiros dias, das 9h às 21h, e no dia do encerramento, das 9h às 14h. A 4ª Mostra da Juventude Rural, com música, dança, poesias e a escolha do Garoto e da Garota Rural, será na sexta (30), às 20h. No sábado, uma solenidade com homenagens aos 179 sindicatos que fazem parte da história da Fetape, coquetel e um show de forró animarão a Feira, a partir das 20h.

Durante o evento, em um espaço reservado, cerca de 800 representantes de Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo o estado também estarão debatendo questões que envolvem a qualidade de vida do homem e da mulher do  campo, durante uma Plenária Estadual e o 5º Festival da Juventude Rural.

As comemorações dos 50 anos da Fetape começaram no primeiro semestre, com os Salões Regionais na Zona da Mata, Agreste e Sertão. Durante as atividades, houve feira com produtos regionais, serviços à população, a exemplo de emissão de documentos  e atendimento à saúde, atrações culturais e homenagens da Fetape às lideranças que participaram ativamente das lutas do Movimento Sindical ao longo desses anos.


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong