Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

9/10/2013

Garotada do Projeto Comunidade & Criança se diverte e aprende durante encontro realizado pelo Caatinga

publicado por

projeto comunidade & criança

Dia da criança é todo dia, mas outubro é o mês voltado a elas e o Caatinga, com o apoio da ActionAid através do Projeto Comunidade & Criança – Construindo Vínculo para Desenvolvimento Humano e Comunitário, realizou nesse último sábado, 05, o Encontro sobre Quintal Produtivo e Brincadeiras, na comunidade de Santa Fé, município de Santa Filomena.

Com atividades lúdicas como o pé de livro e oficinas de jogos, beleza, rádio e pintura, a ação teve como objetivo reunir crianças de seis comunidades para recolher as cartinhas, que são elaboradas duas vezes ao ano para o amigo doador do projeto. Além disso, o evento teve o intuito de proporcionar o intercâmbio de conhecimentos, a socialização entre as crianças e descoberta de novas lideranças.

A programação foi encerrada com as apresentações do resultado de cada oficina. “Eu gostei muito das oficinas, de escrever, desenhar, ler e principalmente de conhecer outras crianças. Espero que o Caatinga volte mais vezes” afirmou Josielma Ferreira do Nascimento, do Sítio Minador.

Segundo Gersonildo Alves, Presidente da Associação de Santa Fé, o evento foi muito importante para as crianças da comunidade “É um privilégio uma ação como essa, pois visibiliza o intercâmbio entre as comunidades. A troca de experiências entre as comunidades vizinhas e a nossa é muito importante, porque futuramente, essas crianças vão estar dando continuidade ao nosso trabalho”, finaliza.

A ação se repete nesse sábado, 12, no Assentamento Nova Vida, em Parnamirim; e no domingo, 13, na Fazenda Caraíbas, Ouricuri. O Município de Santa Cruz também será contemplado no dia 25, em Poço Dantas.

Projeto Comunidade & Criança

O Projeto Comunidade & Criança tem como objetivo o desenvolvimento humano e comunitário, focando principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade: crianças, mulheres e jovens; trabalhando com a finalidade de se reconhecerem enquanto cidadãos de direitos e dispostas a buscar a efetivação destes.  

O projeto de vínculos solidários, apoiada pela Actionaid, desenvolve suas ações em 23 comunidades nos municípios de Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Granito, Bodocó, Santa Cruz e Santa Filomena. As crianças de 03 a 10 anos são cadastradas e beneficiadas através de ações que contribuem com suas famílias como implantação de tecnologias de convivência com o semiárido, educação e saneamento básico.

As cartinhas são o vínculo entre o amigo (doador) e a criança. São realizadas duas vezes por ano, onde é escolhido um tema a ser trabalhado. Nesse semestre o tema atual é “Quintal produtivo e brincadeira”.