Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

30/04/2012

Grupo de Agricultores/as de Parnamirim participa de intercâmbio

publicado por

Na visita conheceram a experiência de famílias que têm cultivos agroecológicos no município de Bodocó (PE)

Intercâmbio de agricultores a experiências agroecológicas no municipio de Bodocó - Foto: Antonio Marcolino

 

Conhecer diferentes formas e práticas de produção agroecológica no semiárido pernambucano. Com esse objetivo, o Caatinga realizou no último dia 26, um intercâmbio de experiências com um grupo de 22 agricultores/as das comunidades Parede do Entremontes, Dourado e dos Assentamentos Umburana e Nova Vida, todos localizados no município de Parnamirim (PE).

Na ocasião, o grupo conheceu a experiência de Seu Antonio Santino no Sitio Coratá e da família de dona Meiriana e Orlando do Sitio Araruna, ambos no município de Bodocó (PE). Essa é uma das atividades previstas no Projeto Novas Rendas Sertanejas que conta com o patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

O momento foi de troca de experiências. E as famílias visitadas puderam compartilhar a sua trajetória de vida e como se deu a transição para a produção sem uso de venenos e queimadas e baseada na cooperação, participação da família e sustentabilidade. Seu Antonio Santino e Meiriane produzem em seus roçados, frutas, legumes e hortaliças. Parte da produção é para consumo da família e o que excede é vendido na comunidade e nas feiras agroecológicas.

Segundo a técnica do Caatinga que acompanhou os/as agricultores/as, Zuleide Izídio, o grupo voltou cheio de ideias para implantar em suas propriedades. “Os participantes avaliaram que a visita aos dois sistemas foi positiva, e que ficaram satisfeitos com as informações que adquiriram. Eles colocaram ainda, que vão por em prática algumas das técnicas trabalhas nos sistemas visitado”, informa.