Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

8/11/2012

Grupos de mulheres aprendem a transformar lixo em artesanato

publicado por

Por Zuleide Izidio

Foto: George Soares

Grupo de Mulheres do Sitio Chapéu e Assentamento Antonio Lindô no município de Parnamirim-Pe, participam de oficina de reaproveitamento de garrafas pets e papelão para a confecção de pufs. Nas oficinas, os Grupos aprendem técnicas de reaproveitamento de materiais existentes nas próprias comunidades, como também outras técnicas em artesanato como confecção de almofadas, panos de pratos, bordado, pinturas em tecidos entre outros.

As últimas oficinas aconteceram nos dias 27 de setembro e 29 de outubro, mas a ideia é que sejam feitas formações em outras comunidades até o fim deste ano. A ação é uma parceria do Caatinga e CAATMA, e tem como objetivo levar oficinas para os Grupos de Mulheres das comunidades e assentamentos assessorados pela parceria do Projeto Dom Helder Câmara e Caatinga.

Durante a oficina, as mulheres falaram da alegria de estarem dando o primeiro passo para o fortalecimento do Grupo, como também as suas metas de gerarem sua própria renda e apropriando-se de novos conhecimentos terem mais espaço na sociedade.

Essas formações também têm como finalidade construir junto com os Grupos de Mulheres, materiais para a realização de uma feira de artesanato no município de Parnamirim (PE). Para o evento, serão levadas  as peças quer forem confeccionadas durante as oficinas e outras confeccionadas no cotidiano dos Grupos.