Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

16/03/2012

I Conferência Territorial de ATER elege delegados para a Conferência Estadual

publicado por

A I Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Sertão do Araripe, realizada no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião, veio nesta quinta feira, 15 de março, discutir a temática de ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural e ao final eleger os representantes do Território para Conferência Estadual.

A Conferencia Territorial de ATER do Sertão do Araripe contou com a presença de técnicos de campo e de representantes da sociedade civil e entidades, dentre os presentes, o Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário, Demetrius Fiorante; o Secretario Executivo da Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos; Secretário de Meio Ambiente da FETAP, Antonio Francisco da Silva (Ferrinho); o diretor de extensão do IPA, Luis Lúcio Monteiro; a representante do MST, Maria José; João William, secretário de agricultura do município de Ouricuri; Ianda Novais, representante do FOTEAR e o representante da ASA Pernambuco, Paulo Pedro que compuseram a mesa da Conferência.

Durante a conferencia, o Coordenador do Projeto Dom Helder Câmara – PDHC, Felipe Jalfim, levantou questões voltadas para criação do modelo de ATER, afirmando que é preciso pautá-la para a realidade que queremos construir, priorizando a agricultura familiar e não o agronegócio. “É possível gerar novos conceitos que girem em torno das famílias agricultoras junto aos cientistas, políticos e sociedade. É preciso identificar na pobreza as potencialidades a serem trabalhadas para repará-la e a equipe técnica deve estar preparada para trabalhar com a diversidade da agricultura familiar”, comenta o coordenador do PDHC, Felipe Jalfim.

Após as apresentações e considerações a cerca da realidade de ATER no país, os participantes da conferência se reuniram em grupos para discutir as orientações do texto-base e em seguida deu-se início às eleições que definiram os delegados para representarem o Território na Conferência Estadual, a realiza-se nos dias 29 e 30 de março, em Perqueira – PE.

Na Conferência foram eleitos 18 delegados da região do Araripe, sendo 12 representantes das entidades de classe e sociedade civil organizada, e 8 de entidades governamentais. Entre os delegados da sociedade civil, estão Giovanne Xenofonte pelo Caatinga e Alexandre da Macena pelo Chapada. Além deles, foram eleitos uma representante de associação de mulheres; dois do movimento sindical; um de assentamento; um de associação de agricultores; um de cooperativas; um de associação de apicultores; um de associação de caprinovinocultores e uma do Caatma.

Dentre os delegados eleitos, sete são mulheres. Número que ultrapassa a cota dos 30% exigidos pelo regimento da conferência.