I Seminário de Educação Contextualizada e Convivência com o Semiárido reúne cerca de 100 pessoas em Ouricuri

Por Claúdia xenofonte, Maria do Socorro (Côca) e Aantonia Gomes (Maninha)

As estudantes partilham suas experiências Foto: Cristina Lima
No último dia 22 de junho, foi realizado o I Seminário de Educação Contextualizada e Convivência com o Semiárido. O evento que reuniu cerca de 100 pessoas no saguão do Instituto Federal – Campus Ouricuri, trouxe uma programação diversificada com sistematização e apresentação das experiências e vivências que ocorreram ao longo dos seis meses do curso de educação contextualizada e convivência com o semiárido. O Objetivo do evento foi apresentar as possibilidades e potencialidades de convivência com o semiárido em comunidades rurais do município de Ouricuri, bem como apontar caminhos para a reconstrução curricular e a proposta pedagógica, baseadas em uma educação contextualizada e significativa. As alunas avaliaram o momento de forma positiva, pois foi através dele que conseguiram melhor expressar e repassar os aprendizados adquiridos ao longo do curso. Para elas, um outro ponto positivo foi a participação de membros das comunidades onde foram realizados diagnósticos analíticos de como as famílias convivem com as condições de semiaridez. Já como negativo, a turma avaliou a ausência de autoridades políticas e educacionais do município no evento, bem como dos gestores/as de escolas que foram envolvidas diretamente no processo de diagnóstico que aconteceu durante o curso. Na ocasião, foi apresentado ainda o diagnóstico comparativo de como os professores/as veem a educação formal e a contextualizada. O seminário contou com a participação do Professor Msc Elmo Lima, da Universidade Federal do Piauí que falou sobre os desafios e possibilidades da educação contextualizada para o semiárido.

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