Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

17/04/2013

Feira Agroecológica é inaugurada em Granito

publicado por

Feira Agroecológica de Granito

 

Na manhã desta quinta-feira, 11, o Caatinga inaugurou a mais nova feira agroecológica do Sertão do Araripe: A feira agroecológica de Granito. Este é mais um espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar de base agroecológica onde além da variedade, o consumidor tem acesso a alimentos livres de agrotóxicos. O espaço da feira funcionará todas as quintas-feiras ao lado da igreja matriz do município.

“Esses espaços são de fundamental importância na geração de renda das famílias camponesas, mas também são mercados de promoção de vida saudável, uma vez que a produção desses alimentos é feita utilizando insumos da propriedade rural comoestercos de curral, fermentado biológico, urina de vaca, compostagem orgânica, entre outros produtos naturais”, destaca o técnico responsável pelo Projeto, Ariagildo Vieira.

A implantação dessa feira é uma ação do projeto “Novas Rendas Sertanejas” que é um projeto de Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, que tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. A inauguração da feira contou com o apoio da Prefeitura Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Granito e do Projeto Dom Helder Câmara.

Para ajudar na divulgação da feira e na promoção do consumo de produtos limpos e livres de agrotóxicos, 15 jovens agricultores/as das comunidades de atuação do projeto, estiveram na feira fazendo a divulgação do espaço agroecológico. Na oportunidade, eles distribuíram informativos e panfletos, elaborados por eles/as, com informações sobre a produção agroecológica e os espaços de comercialização no Araripe.

Na oportunidade, o Coordenador de Programas do Caatinga, Márcio Moura e o técnico Ariagildo Vieira se reuniram com o Prefeito de Granito, Antônio de Zuita, para falar sobre o planejamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o município, a fim de  incorporar os produtos da agricultura familiar agroecológica na merenda escolar.

Essa ação tem como objetivo central a melhoria da qualidade da alimentação fornecida para a classe docente e fortalecimento da agricultura familiar do município. Além do Prefeito, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Neto, o Secretário de Agricultura, Maurízio e alguns assessores.