Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

26/07/2012

Instituto de Permacultura da Bahia visita Ouricuri e realiza oficina na Escola Rural

publicado por

 

Por Kôca Silva

No último dia 18, a Escola Rural Ouricuri (ERO), localizada no sítio Lagoa do Urubu município de Ouricuri recebeu a Visita do Instituto de Permacultura da Bahia (escola Umbuzeiro) que ofereceu uma oficina de tintas de terra, facilitada por Itana e Oberdan, ambos integrantes da escola Umbuzeiro.

O Projeto Cores da Terra resgata e aperfeiçoa o uso tradicional de barro e outras técnicas para produzir tintas para pintura de residências.  As tintas com as Cores da Terra podem ser preparadas com cola branca pura (cola de madeira), ou cola branca mais cal e óleo, ou grude (feito com polvilho azedo ou goma de tapioca).

“Receber conhecimentos é sempre muito bom para a nossa formação, é um avanço na construção daquilo que realizamos. Esta oficina que nos foi oferecida, foi de grande valia, reafirmou aquilo que já acredito, que a natureza nos oferece de tudo, quando menos esperamos acontece uma nova descoberta, fiquei impressionada com a tinta produzida a partir da terra, a pintura feita na parede da escola ficou perfeita”, avalia a professora Kôca Silva.

Na oportunidade os professores, Joseilton e Kôca fizeram a apresentação da proposta da Escola Rural de Ouricuri, a qual é baseada nos princípios da educação contextualizada, uma educação diferenciada que valoriza a região e contribui para uma convivência harmoniosa com o semiárido.

Ex alunos que também participaram da oficina, falaram da importância da escola  em suas vidas. O ex aluno, Adão de Jesus, afirmou que tudo o que faz hoje foi a partir do conhecimento construído na escola, e que voltar a escola e reencontrar colegas que continuam na luta é gratificante.