Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

10/03/2014

ISPN lança edital para o Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

publicado por

O curso tem ênfase em beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade – Caatinga

Por Ascom ISBN

ispn

O ISPN por meio do Projeto CAPTA, financiado pelo TFCA/ FUNBIO e com apoio Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente – DCD/MMA e da Fundação Araripe, lança chamada às organizações de base comunitária e de assessoria técnica situadas na Caatinga, que desejam se instrumentalizar para elaboração de projetos e captação de recursos com ênfase em Beneficiamento e Comercialização de produtos da Sociobiodiversidade. O curso será gratuito e os módulos presenciais acontecerão no Crato, Ceará, nas seguintes datas: Módulo 1 – de 22 a 25 de maio e Módulo 2 – de 26 a 30 de maio.

O curso faz parte do Projeto CAPTA cujos objetivos são a promoção da conservação do Cerrado e da Caatinga e a melhoria da qualidade de vida de seus povos e comunidades tradicionais, por meio da valorização da floresta em pé e do uso sustentável da biodiversidade. Para tanto, desde 2013 o projeto realiza cursos sobre elaboração de projetos e captação de recursos com enfoques nos temas: I) desenvolvimento institucional; II) beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade; e III) agroecologia. Espera-se que ao final dos cursos, os participantes saiam instrumentalizados para elaboração de projetos e captação de recursos, potencializando a atuação das organizações, permitindo que ampliem seu acesso a recursos e, consequentemente, ganhem escala em suas ações de conservação e promoção do uso sustentável da biodiversidade.

Esta edição, cujo enfoque será em beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade, será ministrada por Luís Carrazza, atual secretário executivo da Central do Cerrado, uma iniciativa sem fins lucrativos composta por  35 organizações comunitárias que desenvolvem atividades produtivas a partir do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado, oferecendo produtos de qualidade como: pequi, baru, farinha de jatobá, farinha de babaçu, buriti, mel, polpas de frutas, artesanatos, dentre outros, que são coletados e processados por agricultores familiares e comunidades tradicionais no Cerrado.

Para participar da seleção os(as) candidatos(as) devem enviar as fichas de inscrição, conforme as orientações previstas no Edital do curso. As inscrições poderão ser enviadas por correio até 11 de março (data de postagem) e por e-mail até 12 de março.

 

Curso e elaboração de projetos e captação de recursos com ênfase em Agroecologia.

Data: de 22 de abril a 30 de maio (em dois módulos).

Local: Brasília/ DF.

Inscrições: Conforme orientações previstas no edital disponível no site www.ispn.org.br/edital_capta5/.

Informações: (61) 3327-8085 e pelo e-mail: cursoscapta@ispn.org.br

Sobre o ISPN

O ISPN é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Brasília, atua no campo ecossocial, com foco nos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares e suas organizações. Sua missão é contribuir para viabilizar o desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental, por meio da democratização do acesso a recursos financeiros, conhecimentos e informações de forma adaptada à realidade e às necessidades desse público, e da busca pelo fortalecimento da relação entre pesquisadores e comunidades.