Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

Juventude, Arte e Cultura II

Jovens em Ação no Projeto

19/03/2012

JAC finaliza consultoria em gestão com oficina sobre legalização dos Grupos

publicado por


 

Nos dias 16 e 17 de março, os grupos de jovens que fazem o Juventude, Arte & Cultura (JAC), projeto patrocinado pela Petrobras através do programa Desenvolvimento e Cidadania, se reuniram no município de Afogados da Ingazeira (PE) para mais uma oficina de gestão, ministrada pela consultora Marli Almeida.

A oficina veio discutir a temática de legalização dos grupos, tendo em vista a informalidade do trabalho destes jovens. O desafio foi orientar os jovens artesãos quanto aos seus direitos e responsabilidades enquanto profissionais, mostrando os diversos aspectos para que eles possam traçar seus próprios passos após o término dessa etapa.

Para a consultora em gestão, Marli Almeida, encerrar o trabalho com essa oficina foi de fundamental importância. “Os grupos precisam desse conhecimento sobre as formas legais, implicações e obrigações de grupos localizados; sobre as obrigações tributárias e econômicas das cooperativas e sua finalidade; sobre associações e suas obrigações assessórias, bem como os prós e os contras de continuar de maneira informal”, explica Marli.

Josias Lopes, artesão do grupo Ybyrah Brasil, destaca que a principal dificuldade para a tomada dessa decisão gira em torno da insegurança dos grupos quanto à permanência destes nas equipes. “Infelizmente o êxodo rural ainda existe e eu vejo isso como uma dificuldade, não só na minha comunidade, mas pra todos os outros grupos, pois fica difícil dar continuidade ao trabalho”, destaca.

O trabalho com a consultoria de gestão teve início há um ano e encerra com este debate, porém, para a Marli Almeida, essa é uma discussão que deve ter continuidade dentro dos grupos. “Foi um debate inicial, ele não encerra aqui, porque será necessário que os grupos, a partir dessas informações, amadureçam essa discussão para consolidar essa idéia ao final do projeto”, destaca Marli.

Ao término da oficina, os grupos retornaram levando na bagagem experiências trocadas, medos compartilhados e esperanças refeitas, na certeza de que é preciso continuar com força, determinação e acima de tudo com responsabilidade coletiva.


Realização: CaatingaCentro SabiáDiaconia
PetrobrasBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing