Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

3/08/2012

Jovem Niemily se destaca em atividade sobre potencialidades e possibilidades do semiárido

publicado por

A estudante do 7º ano da escola Rural de Ouricuri mostra criatividade e criticidade em texto

Niemily Lopes de Alencar

Após participar do Curso de Educação Contextualizada e Convivência com o Semiárido, promovido pelo Instituto Federal Sertão Pernambucano- Campus Ouricuri com apoio da ONG Caatinga, a professora Kôka Silva integrou às atividades escolares dos alunos da Escola Rural de Ouricuri (ERO) a discussão sobre as possibilidades e potencialidades da região.

O resultado do exercício lúdico e crítico foram diversos desenhos e textos de crianças e adolescentes das séries do ensino fundamental, em que estes mostraram como enxergam a realidade local. Entre as ilustrações destaca-se a da estudante Niemily Lopes de Alencar que cursa o 7º ano.

Abaixo texto na íntegra:

“Os nordestinos lidam com o clima quase seco do bioma caatinga, sua vegetação formada por diversas espécies de plantas que tivera que se adaptar com o clima. Hoje presenciamos umas das piores secas em 40 anos, onde os que mais sofrem são os animais. Prejuízo imenso, pois temos que aguentar os preços abusivos das mercadorias.

A política ao meu ver, não é mais justa com os prefeitos que só pensam em campanhas de reeleição. Muitos aproveitam o sofrimento do povo ante a seca para comprar votos com carros-pipa.  Mas, ante ao sofrimento e a injustiça, o nordeste também é música, arte, cultura, dança, história e religião.” Niemily Lopes de Alencar, 7º ano, Escola Rural de Ouricuri.