Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cisternas

25/04/2012

Jovens agricultores/as participam de oficina de crítica da mídia

publicado por

Essa é mais uma atividade em comunicação do Projeto Novas Rendas Sertanejas

Jovens do projeto Novas Rendas Sertanejas partcipam de formação em critic da mídia

 

“Crítica da mídia: o que é isso?”. Foi com esse questionamento que um grupo de 10 jovens agricultores/as iniciaram o bate papo sobre os meios de comunicação de massa e a criminalização dos movimentos sociais. Na oficina que teve inicio na manhã de hoje (25), eles puderam trocar ideias sobre o que é ofertado pela mídia para a população.

A oficina faz parte das atividades de formação em comunicação para jovens pelo projeto Novas Rendas Sertanejas, uma realização do Caatinga com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Os momentos foram iniciados no ano passado e serão realizados mensalmente até o fim de 2012.

Na programação, além do debate acerca da mídia, os jovens construíram informativos alternativos, conhecidos como fanzines, com recortes e frases que traduzem os seus pensamentos sobre a temática. Realizaram ainda, entrevistas para rádio sobre temas como bioma caatinga e condições de semiaridez, movimentos sociais e produção da agricultura familiar.

Para o jovem Adailton Abreu da comunidade de Chapéu, município de Parnamirim esse é um momento enriquecedor. “É uma iniciativa interessante porque traz informações para que nós, jovens possamos repassar para as nossas comunidades. No caso de hoje, essa discussão é importante para que a gente entenda qual a real intenção da mídia em passar a informação”, explica.

O encontro será finalizado nesta quinta-feira, 26, com a avaliação do evento e planejamento das próximas atividades, que envolvem também a produção e disseminação de materiais de comunicação sobre o projeto em feiras, escolas e eventos. Como fruto das oficinas, os jovens já produziram spots e matérias para rádio, informativos, fotografias e vídeos.