Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

Juventude, Arte e Cultura II

Jovens em Ação no Projeto

26/08/2013

Jovens Artesãos de Granito visitam filho do artesão que fazia roupas para Lampião

publicado por

Foto: Cicera Carvalho

Foto: Cicera Carvalho

Para conhecer novas experiências com a manufatura do couro, os Jovens Artesãos de Granito viajaram, no último dia 24, para Nova Olinda no Cariri Cearense para conhecer o trabalho do Mestre Artesão Espedito Seleiro, filho do alfaiate que confeccionava as indumentárias de couro usadas por Lampião e seu bando.

Seu Espedito conta com ajuda de  toda sua família na confecção do artesanato, de onde provem o sustento da casa. O artesanato diversificado é composto por mochilas, sandálias, sapatilhas, cintos  e outros acessórios que são vendidos para outros países. Seu Espedito Seleiro conta que passou por algumas dificuldades, mas não desistiu do seu sonho. Começou a criar suas próprias peças que hoje fazem o diferencial por onde ele passa.

Para a técnica do Caatinga, Cicera Carvalho, “A visita de  intercambio foi riquíssima, pois os Jovens tiveram a oportunidade de conhecer a historia de Espedito Seleiro que aos oito anos de idade aprendeu a trabalhar o couro com o seu pai que fazia as roupas, sandálias, selas e demais acessórios em couro para bando de Lampião”, ratificou.

Já os jovens, avaliaram  que pra chegar aonde seu Espedito chegou  é preciso muita dedicação. Trabalhar com qualidade e também  despertar em cada um e cada uma a criatividade para criar suas próprias peças. Para eles, as dificuldades sempre vão surgir, mas a perseverança é fundamental para o grupo. Além da experiência de Espedito Seleiro os jovens conheceram também a experiência da Casa Grande.

 

 

 


Realização: CaatingaCentro SabiáDiaconia
PetrobrasBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing