Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

Juventude, Arte e Cultura II

Jovens em Ação no Projeto

21/05/2013

Jovens artesãos do Araripe participam de gravações de vídeo do Canal Futura

publicado por

Jovens Artesãos de Granito

O tema educação informal foi sendo costurado em conceitos e práticas pelos jovens artesãos dos Grupos Ybyrah Brasil e Jovens Artesãos de Granito, nos últimos dois dias, durante gravações da série Diz Aí Organização da Juventude Rural, iniciativa das organizações  Centro Sabiá, Caatinga, Cetra, AS-PTA, Assema e Sasop com apoio do Canal Futura. A entrevista sobre o tema trouxe a reflexão acerca da importância do saber popular para a formação da juventude.

O tour foi iniciado nesta segunda-feira, 20 na comunidade Lagoa do Urubu em Ouricuri-PE, onde está localizada a oficina do Grupo Ybyrah. Lá eles mostraram como o artesanato em madeira e o trabalho com a marcenaria tem propiciado o conhecimento coletivo e a propagação da cultura local. Logo depois, foi hora de conhecer o arrastapé da quadrilha Unidos da Roça na comunidade de Cancelas que envolve também os jovens artesãos.

A jornada teve continuidade na manhã desta terça-feira, 21, no município de Granito-PE, onde o Grupo Jovens Artesãos de Granito fazem a manufatura do couro lembrando a relevância do papel dos vaqueiros e da sabedoria da população local para o processo de ensino-aprendizagem das gerações.

E com o aboio do ex-monitor do Grupo, Antonio Santana, finalizamos as filmagens que vão compor o vídeo previsto para ser exibido em rede nacional ainda neste ano. As imagens feitas pela produtora TV Mangue e Canal Futura vão ser casadas com experiências de grupos do Ceará e Maranhão a fim de finalizar o episódio da Série.

Diz Aí Juventude Rural

Nesta nova série, o Canal Futura foi convidado a realizar os vídeos em parceria com as  organizações Centro Sabiá, Caatinga, Cetra, AS-PTA, Assema e Sasop. A equipe está percorrendo junto com estas entidades várias comunidades do nordeste em busca de experiências que reforcem a organização da juventude rural. Nesta perspectiva estão sendo trabalhados o Acesso a Terra; Fundos Rotativos Solidários e Educação e Cultura. 


Realização: CaatingaCentro SabiáDiaconia
PetrobrasBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing